Conheça o Templo do Macaco (Vídeo)


Templo do Macaco é o mais sagrado do Nepal a seguir a Boudhanath 

Swayambhunath é um complexo religioso, principalmente budista, mas também hindu, situado no cimo de uma colina no vale de Catmandu, num subúrbio a oeste de Catmandu no Nepal. Também é conhecido como Templo do Macaco, devido à existência de uma colônia de macacos considerados sagrados que vive na parte noroeste do complexo. O nome tibetano que significa "Árvores Sublimes", uma alusão às muitas variedades de árvores que se encontram na colina. 





O templo ocupa um lugar central nos mitos das origens e na prática religiosa quotidiana dos neuaris budistas, para quem Swayambhunath é provavelmente o local de peregrinação mais sagrado. Para os tibetanos e seguidores do budismo tibetano, o templo é o mais sagrado do Nepal a seguir a Boudhanath.
O complexo consiste numa estupa, vários santuários e templos, alguns datados do período Licchavi . Um mosteiro tibetano, um museu, uma biblioteca, lojas, restaurantes e hospedarias são adições mais recentes.




A estupa tem os "olhos de Buda" pintados nas quatro faces da torre. O local tem dois acessos: uma longa escadaria muito íngreme, supostamente com 365 degraus, que conduz diretamente à plataforma principal do templo, que fica na parte leste do cume da colina; e uma estrada que dá a volta à colina a partir do lado sul e que conduz até à entrada sudoeste. A primeira coisa que se vê quando se chega ao cimo da escadaria é um enorme Vajra (em tibetano: Dorje), o ceptro-relâmpago.
Muita da iconografia de Swayambhunath tem origem na tradição Vajrayana do budismo neuari. No entanto, o complexo é também um sítio importante para budistas de muitas escolas e é também reverenciado por hindus.



Nenhum comentário