Conheça as estranhas pedras esféricas de Moeraki

Veja as imagens das estranhas pedras esféricas de Moeraki, da costa de Otago na Nova Zelândia





As Rochas de Moeraki são estranhas e pedras esféricas que se encontram ao longo de um trecho de Koekohe Beach, na costa de Otago nNova Zelândia, entre Moeraki e Hampden, onde foram protegidas em uma reserva científica. A erosão pela ação das ondas de lama , que compreende o rochedo local e deslizamentos de terra, freqüentemente expõe pedras isoladas isoladas. 




De acordo com a lenda Maori, as rochas são abóboras banhadas sobre a costa que vieram da grande canoa de viagem Araiteuru quando ela naufragou ao se aproximar do continente da Nova Zelândia, milhares de anos atrás.

Os cientistas explicam que elas são concreções de calcita formadas a cerca de 65 milhões de anos. A cristalização de cálcio e de carbonatos ao redor carregaram as partículas que, gradualmente, formaram as rochas em um processo semelhante ao da formação de pérolas que levou cerca de quatro milhões de anos. 




O macio xisto limoso contido nas rochas veio do fundo do mar 15 milhões de anos atrás; as ondas, o vento e a chuva as moldaram uma por uma.
A plataforma de visualização, a apenas alguns minutos a pé, por meio da regeneradora floresta nativa, proporciona uma excelente vista das rochas. Se tiver sorte, você poderá ver os golfinhos-de-hector brincando nas ondas.
Aproximadamente um terço dos pedregulhos variam em tamanho de aproximadamente 0,5 a 1,0 metro (1,6 a 3,3 pés) de diâmetro, os outros dois terços de 1,5 a 2,2 metros (4,9 a 7,2 pés). A maioria é esférica ou quase esférica, mas uma pequena proporção é ligeiramente alongada paralelamente ao plano de cama da lama que uma vez os encerrou. 
Grandes conquistas esféricas semelhantes em tamanho e forma aos Pedregulhos Moeraki foram encontradas em muitos outros países.

Nenhum comentário