Nara Dreamland, a Disneylândia japonesa que não deu certo

Nara Dreamland era quase uma réplica exata da Disneylândia

 









No final da década de 1950, Kunizu Matsuo , empresário japonês e presidente da Matsuo Entertainment Company, visitou os Estados Unidos. Como parte de sua viagem, ele visitou a então nova Disneyland em Anaheim e ficou bastante impressionado, inspirando-o a trazer a Disneyland para o Japão. Mais tarde, ele se encontrou com a Walt Disney para trazer a Disneyland para o Japão; Especificamente para a antiga capital japonesa, Nara. Matsuo também falou com engenheiros para criar a versão japonesa da Disneyland. No entanto, no final da fase de construção, Matsuo e Disney tiveram desentendimentos sobre as taxas de licenciamento para todos os personagens famosos da Disney, embora logo se estabeleceram quando o primeiro pagou a ajuda deste último. 


Início 

Em 1 de julho de 1961, Nara Dreamland abriu. A entrada ao parque foi projetada para parecer quase idêntica à Disneyland , incluindo o Depósito de trem, uma Main Street, EUA e o castelo familiar da Bela Adormecida no centro. Também tinha uma montanha de tipo Matterhorn, chamado Bobsleigh. O parque também tinha suas próprias mascotes, Ran-chan e Dori-chan, duas crianças vestidas de guardas de pele de urso.
Era quase uma réplica exata da Disneyland, os visitantes gostaram de ir para lá, pois era a coisa mais próxima que poderiam ter sem viajar para os EUA. No auge, o parque tinha 1,6 milhão de visitantes por ano.




Declínio 

Em 1979, The Oriental Land Company entrou em contato com a Disney Co. para criar uma Disneyland em Tóquio. Em 15 de abril de 1983, Tokyo Disneyland finalmente abriu. Desde então, o número de visitantes lentamente começou a diminuir, à medida que mais pessoas estavam interessadas em ir à Disneyland real. Isso marcou o início da queda para a Dreamland, embora os números de atendimento tenham caído para cerca de um milhão de visitantes por ano. MED, incluindo Nara Dreamland, foi comprado pela cadeia de supermercados Daiei em 1993.
Em 2001, Tokyo DisneySea abriu ao lado de Tokyo Disneyland e Universal Studios Japan abriu em Osaka, a cerca de 40 quilômetros de Nara Dreamland. Desde então, os números de comparecimento de Dreamland caíram para 400 mil visitantes por ano. Em 2004, o parque começou a diminuir em qualidade; Algumas lojas fecharam e algumas atrações começaram a ferrugem. Em 31 de agosto de 2006, o parque fechou para o bem. Desde então, foi abandonado.  




Venda e demolição


O governo da cidade de Nara ganhou posse do parque depois que o dono do parque ficou atrasado em impostos sobre a propriedade. Em 2013, a cidade colocou o site em leilão, mas o leilão não recebeu propostas. Em 2015, a cidade colocou a propriedade em leilão novamente, e desta vez a empresa de imóveis SK, da Osaka, foi o comprador bem sucedido com uma oferta de 730 milhões de ienes.
Em outubro de 2016, um jornal japonês informou que a SK Housing havia iniciado o processo de demolição. Em 14 de outubro de 2016, um explorador urbano visitou Nara Dreamland e relatou ter visto os veículos de demolição derrubando a área da Main Street. Mais tarde, foi confirmado online pelos visitantes regulares que o processo de demolição que teve seu início oficial em 10 de outubro de 2016 e que demorara 14 meses.
 
  



           

Nenhum comentário